quarta-feira, 17 de julho de 2013

The Wire

Hoje é um dia triste para mim. Há exatamente 15 minutos, acabei de ver a melhor série de todos os tempos: The Wire.

Ok, sei que qualificar uma série como "a melhor de todas" é um pouco forte, mas eu não estou sozinho nessa. O IMDb coloca The Wire no 4º lugar, perdendo para Planet Earth, Game of Thrones e Breaking Bad. Nas próximas linhas, vou tentar convencer vocês que a série está três posições atrás nesse ranking de onde deveria estar.

The Wire apresenta a vida policial e o tráfico de drogas como pano de fundo, mas o enfoque de cada arco é variado. As cinco temporadas possuem temáticas mais evidentes, tais como a imprensa, a corrida política, a burocracia, o sistema escolar e a rotina das gangues. Pelo que dá pra ver, nenhum tema é mirabolante, não há grandes conspirações ou ameaças nacionais. Ninguém salva o mundo, nem ele está em perigo.

É justamente esse a grande qualidade da série, o realismo. A maioria dos seriados policiais me faz correr da TV porque criam cenários absurdos. Assistindo The Wire eu senti que realmente estava aprendendo sobre o lado escuro da sociedade americana, aquela parte suja que ninguém tem interesse de retratar e poucos tem curiosidade de conhecer.

O seriado não possui heróis verdadeiros - o modo realista mostra tanto defeitos quanto qualidades. Na verdade, é mesmo difícil pensar em quem é o protagonista da série. Mesmo assim, há muitos personagens memoráveis que criam uma forte razão para manter a atenção, ainda que o enredo principal passe por momentos amenos.

Voltando ao ranking do IMDb, eu confesso que não vi Planet Earth para dizer se essa série merece o #1 lugar. Entretanto, por ser um documentário, deixo essa comparação de lado.

Porque The Wire é melhor do que Game of Thrones? Eu realmente gosto muito dessa série, mas ela parte de uma posição privilegiada. Primeiro, porque é uma adaptação de um grande livro. Segundo, é praticamente uma superprodução, com um orçamento gigante e vários atores de peso. The Wire não possui nada disso, é uma série simples, sem efeitos especiais ou atrativos que não a própria série. Não estou dizendo que GoT é ruim, mas é uma série que poderia ser feita por outras mãos, ou outras adaptações poderiam ocupar o seu lugar. The Wire é apenas um ótimo roteiro com ótimas interpretações que me fez sentir como se eu estivesse "vendo um bom livro". É simples e, ao mesmo tempo, único.

Breaking Bad se aproxima um pouco mais de The Wire, mas não me convence. A trama é muito boa e dinâmica, mas não possui realismo, o que tira um pouco a credibilidade do lado dramático. Admito que "admiro" os personagens de Breaking Bad, mas não consigo me identificar com eles. Por outro lado, é fácil para algum espectador minimamente envolvido com The Wire se identificar com os personagens. O que eu quero dizer é que, por mais que Breaking Bad possa animar um expectador, The Wire faz com ele fique triste, animado ou até mesmo envergonhando de alguns pensamentos, ora seus, ora dos personagens. Mais do que tudo, The Wire faz com que um expectador reavalie seus próprios atos, algo que Breaking Bad está longe de conseguir.

Sei que minha crítica pode parecer um pouco exagerada, mas ela realmente não é. Não vou entrar em muitos detalhes da trama e personagens, mas a Wikipedia oferece um resumè razoável e spoilers bem destacados. Definitivamente, The Wire is a life-changing experience.






Nenhum comentário:

Postar um comentário